domingo, 22 de maio de 2016

Casa dos Direitos - Encontros de Cidadania: "As coisas que aprendi: um olhar do escritor sobre os Direitos Humanos"

Aproxima-se o dia 31, última terça-feira do mês de maio e "A Casa dos Direitos", um projecto da Civitas Braga, continua, numa das suas diferentes dimensões, a afirmar-se como um espaço de reflexão, de debate de ideias e de responsabilização cívica e cidadã.

Os Encontros de Cidadania, realizados em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a Fundação Castro Alves, são concebidos nesta perspectiva e são realizados no auditório da Biblioteca, pelas 21:30.

Este próximo encontro terá a participação de Richard Zimler, romancista, professor e jornalista. Foi professor, durante mais de uma década, na Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde reside. Cidadão americano a viver em Portugal, desde 1990, adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2002. Possui uma vasta e valiosa obra literária para crianças e adultos, eivada de uma enorme responsabilidade cívica e política, com constante referencial aos Direitos Humanos. Entre muitos outros, recebeu os prémios: Herodotus, 1999; Fellowship for The Arts, área da ficção literária e o prémio Alberto Benveniste, 2009.

O tema do debate centra-se em volta de: As coisas que aprendi: um olhar do escritor sobre os Direitos Humanos.

É moderadora Isabel Cristina Mateus, Docente da Universidade do Minho. Doutorada em Ciências da Literatura/Ramo Literatura Portuguesa, 2006, Universidade do Minho. Investigadora do CEHUM Directora-Adjunta do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos Membro eleito do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas, UM Membro eleito do Conselho Pedagógico do Instituto de Letras e Ciências Humanas, UM. Colabora em vários projetos de investigação. São inúmeras as suas publicações na área da Literatura.

Este convite é, também, um apelo não só à participação activa no debate, por cada um dos presentes, bem como mais um novo impulso à nossa ação quotidiana, no exercício do nosso direito e dever de Cidadania.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!