Num mundo complexo e em rápida transformação, em todos os níveis da VIDA, os Direitos Humanos, na sua forma mais abrangente e histórica, constituem-se como referenciais ontológicos, inabaláveis e indestrutíveis, pilares da construção, sempre inacabada, da Polis, em harmonia com a Casa Comum, que nós, seres humanos e todos os outros, habitamos.
Assim, numa linha de continuidade do trabalho realizado pela Civitas Braga, mas também de inovação, num espírito de querer mais e melhor, procuraremos materializar a promoção e a Defesa dos Direitos dos Cidadãos, através dos seguintes Projectos:
- Os Cursos de Cidadania e de Língua Portuguesa em parceria com o CLAII, Centro Local de Apoio e Integração de Imigrantes, com o objectivo de promover a integração de imigrantes na Comunidade de acolhimento a partir do domínio da Língua Portuguesa e também do conhecimento da cultura e instituições locais e nacionais. Nesta acção contamos com a colaboração do o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, com quem temos um Protocolo.
- Encaminhamento de imigrantes para os cursos de Língua Portuguesa no âmbito dos programas “Portugal Acolhe” (IEFP) e “Português para Todos” (MTSS, ME), através do CLAII.
- Por uma Escola de Cidadania, projecto a desenvolver em articulação com as escolas, centrando o trabalho nos alunos, a partir de documentos chave, designadamente: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta Fundamental dos Direitos Humanos da União Europeia, anexa ao Tratado de Lisboa, a Carta das Cidades Educadoras, a Carta Europeia de Garantia dos Direitos Humanos na Cidade (Cidade de Saint-Denis, em 18 de Maio de 2000) e a Carta Mundial dos Direitos à Cidade. Este projecto, a desenvolver ao longo do ano, concretizar-se-á num leque variado de acções que culminarão na divulgação e apresentação dos produtos, nas diferentes expressões: pintura, música, artesanato, teatro, poesia, o conto e na Marcha Pelos Direitos Humanos, agendada para a Semana da Europa.
- Agir Localmente, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, com algumas Juntas de Freguesia do Concelho de Braga, da área urbana, das quais destacamos as que já aderiram a este desafio: Cividade, S. Vicente, S. Victor, S. Lázaro, Maximinos. Este projecto tem como objectivo a procura de respostas às necessidades, sentidas pelos munícipes, designadamente nas áreas da formação e conhecimento.
- Promoção de talentos/artistas estrangeiros e nacionais, através de:
- Lançamento de Concurso de Fotografia: " O cidadão do mundo, um olhar sobre o outro", envolvendo os jovens e a comunidade Local no combate à discriminação e xenofobia, no sentido de promover entre os mais jovens o respeito pela diferença na Unidade.
- Certames de pintura, poesia, música e artesanato.
- Comemoração festiva, de datas que assinalam, de forma mais simbólica, os Direitos Humanos:
- Semana da Europa (Maio);
- 10 de Dezembro, Comemoração do Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- 18 de Dezembro, Comemoração do Dia Internacional do Migrante;
- 20 de Novembro, Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança,
- Organização do II Fórum Literacia:
Dos direitos civis aos ambientais, na esteira da Conferência de Copenhaga.
- Organização, no âmbito das Comemorações do Centenário da República, de:
- Tertúlias, em cafés da Cidade, abertos a esta iniciativa, procurando atingir um público diversificado.
- Testemunhos de familiares de “Republicanos Minhotos”.
- Encontros, em local a definir, para apresentação da obra de Mulheres Republicanas, “Reivindicativas dos Direitos”.
- A Educação na 1.ª República, em Braga, uma parceria com a Associação Cultural Francisco Sá de Miranda.
Privilegiaremos, como método de trabalho, a parceria, o trabalho em rede. Assim, continuaremos a desenvolver projectos, alguns já iniciados, com:
- A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva;
- A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes;
- Os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias de Braga;
- As Juntas de Freguesia;
- A ANFACI, Associação Nacional de Famílias de Afecto das Crianças Institucionalizadas;
- A CPCJ, Comissão de Protecção de Crianças e de Jovens de Braga;
- O TIN. BRA, Teatro Infantil de Braga;
- Os Pelouros da Cultura e da Educação da CMB;
- A Escola de Direito da Universidade do Minho.
Iniciaremos novas parcerias, designadamente, com a Associação Cultural Francisco Sá de Miranda, com a Fundação Castro Alves, Bairro, Vila Nova de Famalicão, e, ainda, com outras que se mostrarem disponíveis e abertas a este trabalho, na luta pela assumpção dos Direitos Humanos, como Causa de Todas as Causas.
Parabéns pela acção em prol da cidadania e pelo blogue recém-nascido.
ResponderEliminar